quinta-feira, 12 de julho de 2012

GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)
___________________________________________________________
Após a leitura do texto, responda às questões:
  1. Quais são as personagens da narração?
  2. Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
  3. O que eles resolveram fazer?
  4. Por que o Presidente foi deposto?
  5. Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. (   ) mandão
b. (   ) autoritário
c. (   ) democrático
d. (   ) justo
e. (   ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. (   ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. (   ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9. Se você fosse Prefeito da sua cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário